Guia em Praga Tania
Guia em Praga Tania  | Passeios em Praga  | Bate-Voltas  | Depoimentos | Fale comigo  | Quem sou 'EU'

 

República Tcheca>>
O que comer >>
O que comprar >>
Transporte público >>
História >>
Divirta-se >>
Língua tcheca>>
Onde se alojar
Tudo sobre Praga
Praga com crianças

Menino Jesus de Praga >>

Entre em Contato com a Tania:

WhatsApp +420 607 552731

....A Tania apresenta Praga com amor e propriedade de cidadã tcheca que é e por conviver diariamente com clientes diversos. Fez toda a diferença na nossa viagem! Sem contar que minha bebê se apaixonou por ela :-)Angela Bonifácio, Recife

@angela_77_bon

Sou a Tania, guia licenciada em Praga - comigo você vai conhecer a capital e a cidade mais populosa da República Tcheca, também é uma das cidades mais visitadas do Mundo, Praga recebe milhões de turistas por ano.

Se voces estão vindos pela primeira vez a Praga e querem conhecer o máximo de monumentos possíveis, além de entender um pouco da história de Praga, o passeio é perfeito para voces.

Já fiz tours com brasileiros que “repetiam” Praga pela segunda ou terceira vez ... Em Praga há muito para se ver além dos pontos principais!

Entrem em contato comigo - vou preparar roteiros personalizados com foco em interesses específicos: história do comunismo, da segunda guerra mundial, passeio pela vida de Franz Kafka


Preço de passeio clássico em Praga

duração de 4 h (preço é por passeio, não por pessoa :
1 ou 2 pessoas: 140 EUR

3-4 pessoas: 160 EUR
5-6 pessoas: 180 EUR
grupos a partir de 7 pessoas: 200 EUR

Esse é meu objetivo como guia acompanhadora do turismo, te oferecer uma experiência inesquecível. Tenho um lema para a vida: olhe sempre com os olhos de turista que vê beleza em tudo onde a maioria só vê rotina! Positividade, fé, amor esperança sempre!

Tania

Entre Em Contato

IG @guia_praga_tania

FCB https://www.facebook.com/tania.sochorova

WhatsApp +420 607 552731

email amazon@volny.cz

Praga

1. Passeio de orientaçao aprox. 3,5 horas pelo Caminho Real

O Caminho Real ligava originalmente dois importantes lugares reais: o Tribunal Real - situado no local da Casa Municipal e onde se inicia o passeio - e o Castelo de Praga, onde termina o passeio. O nome deste caminho tem origem nas procissoes de coroaçao dos reis e rainhas da Boémia que passavam ao longo dele. Atualmente, estas ruas estreitas oferecem uma grande riqueza de locais histórica e arquitetonicamente interessantes, e muitas lojas e cafés, que tornam o passeio um dos mais agradáveis de Praga.

Pequena observaçao: A última grande procissao de coroaçao ao longo do Caminho Real - para Fernando V- foi em 1836 com mais de 3391 cavalos e 4 camelos ...

Praga


Descriçao de passeio: Na Praça da República viramos para a Casa Municipal, passamos sob a Porta da Pólvora. Aqui, nas portas da cidade, o monarca e um enorme séquito de dignitários da igreja, aristocratas e embaixadores estrangeiros eram acolhidos pelos representantes da cidade. A porta dá acesso a uma das mais antigas ruas de Praga, Celetna. Aqui a comunidade judaica a as associaçoes de artífices, exibindo as suas insígnias, aclamavam o seu rei. A casa mais interessante da Rua Celetna é da Virgem Negra, que possui um museu de arte cubista checa. Ao fundo da Rua Celetna está Praça de Cidade Velha - Staromestske namesti. Aqui, a procissao parava na Igreja Tyn para receber os votos de lealdade da universidade. Nós paramos para pegar uns fotos de Praça mais bonita de cidade, com o monumente de Mestre Jan Hus no meio, e com o famoso Relógio Astronomico. Passamos pela fachada de esgrafito da Casa do Minuto e pela Male Namesti /Praça Pequena/ onde os mercadores aguardavam com membros das ordens religiosas. Viramos à direita para Rua Karlova /Rua de Carlos/, cheia de lojas, restaurantes, bares, galerias de arte. Um pouco mais adiante é o Clementinum do século XVI /antigo Colégio de Jesuitas/, onde estava o clero. Passamos pela Praça dos Cavaleiros da Cruz. Passamos sob a Torre da Ponte da Cidade Velha e sobre a Ponte Carlos, vamos admirar trinta estátuas barrocas até que chegar a Torre do Bairro Pequeno. Aqui sairemos de Passeio Real, viramos à esquerda e em uns minutos estamos em frente da Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa para entrar e rezar em frente de famoso Menino Jesus de Praga. Depois continuamos pela Rua Karmelitska, já se ve a cúpula e a torre do sino de Igreja de Sao Nicolau, a maior igreja barroca em Praga. Procissao passava pela igreja ao som dos toques dos seus sinos. Subimos pela rua Nerudova - o poeta e escritor tcheco Jan Neruda, que imortalizou centenas de personagens do Bairro Pequeno em livro Contos de Mala Strana, nasceu na casa de "Dois Sóis". Viramos à direita e subimos a rampa do castelo até à Praça Hradcanske - Praça de Castelo. A procissao terminava com a coroaçao a ter lugar na Catedral de Sao Vito, onde tambem o nosso passeio termina.

Praga

2. Tour pela Praga comunista

Tudo aconteceu na extinta Tchecoslováquia, mas nas ruas de Praga e nas conversas com os moradores as memórias continuam vivas. Foi ali, na capital do país que hoje chamamos de República Tcheca, que o Partido Comunista, com o apoio da União Soviética, chegou ao poder em 1948 – apenas quatro anos depois do país se ver livre da ocupação nazista.

O golpe deu início a mais de quatro décadas de uma história que os tchecos não se orgulham nem um pouco: governada através do medo, a população perdeu muitas de suas liberdades individuais e não podia nem mesmo expressar opinião contrária ao regime.

Não é difícil perceber que o pessoal por ali ainda guarda com amargura as recordações desse tempo. Não é para menos: o fim do regime só veio em 1989, uma data próxima demais para que o passado tenha se transformado apenas em história. Explorar os recantos desse passado, no entanto, pode ser uma boa opção para um passeio turístico que foge um pouco do checklist tradicional. De quebra, você ainda aproveita para aprender um pouco mais sobre um dos momentos mais marcantes do século 20

Lennon Wall

Até a década de 1980, esse era apenas um muro sem graça em uma rua comum de Praga. Um dia ele amanheceu pintado com trechos de músicas dos Beatles, frases ditas por John Lennon e imagens de seu rosto. Do outro lado da cortina soviética, o cantor havia acabado de ser assassinado e o mundo chorava sua perda. Em Praga, muitos jovens desafiaram a censura do governo para fazer o mesmo.

A música pop ocidental era banida nos limites soviéticos. Artistas que ousassem desafiar a lei reproduzindo as músicas proibidas poderiam ser presos. É claro que aquela parede cheia de frases que exaltavam a paz, a liberdade e todas essas coisas absurdas que esses jovens baderneiros querem incomodou o governo, que logo mandou que tudo fosse pintado de branco outra vez. No dia seguinte, lá estava o rosto de Lennon e os trechos das músicas dos Beatles outra vez. Não importava quantas vezes a polícia deixava o muro limpo, ele sempre amanhecia rabiscado. O lugar se tornou um símbolo de resistência para a juventude tcheca.

3. Um tour pelo Castelo de Praga

Ele está lá, no alto de uma colina, visível de boa parte da cidade. Junto com a Ponte Charles, é uma das paradas obrigatórias para quem visita Praga. Sabendo disso – e intrigados pelas curiosas histórias do lugar. A primeira coisa que você precisa saber é que se trata de um complexo de construções. Dentro da área do Castelo ficam museus, galerias de arte, jardins, pátios, casas que antigamente serviam de moradia para o povo de Praga, uma catedral e um palácio.

Uma curiosidade: no canto mais escondido do Castelo de Praga, duas portas de aço guardam o maior tesouro do país – as Joias da Coroa da Boêmia. Cada uma das portas tem sete fechaduras, compatíveis com sete chaves diferentes.

As portas só são abertas quando os portadores das chaves aparecerem juntos por lá, dando acesso ao tesouro. Quem são os guardiães? Ninguém sabe. Ok, essa parte é mentira, todo mundo sabe quem são os sete sujeitos: o Presidente da República, o Primeiro Ministro, o Arcebispo de Praga, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado, o Decano da Catedral de São Vito e o Prefeito da cidade. Turminha bacana, né?

A informação mais batida sobre o Castelo de Praga (e que você vai encontrar em praticamente qualquer lugar da internet) é que se trata do maior castelo do mundo, fato atestado pelo Guinness Book. E, o que é ainda mais legal, ele é muito antigo, com mais de mil anos de idade. O Castelo já foi moradia para Reis da Boêmia, Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, presidentes da Tchecoslováquia, generais nazistas e governantes da República Tcheca. “Ok, tudo isso é muito legal, mas o que tem para ver no Castelo, além de história?”


Entre em contato pelo WhatsAppReserve um passeio comigo: +420 607552731

4. Tour da Segunda Guerra Mundial em Praga/República Tcheca

Conheça a história da ocupação nazista em Praga com este fascinante tour. Você vai descobrir o período mais trágico da história da cidade, entre setembro de 1938 até maio de 1945.

Participar do tour da Segunda Guerra Mundial é uma forma de homenagear as pessoas que viveram na República Tcheca durante a ocupação nazista. Vou  contar as histórias dessas vítimas assim como os terrores pelos quais o país e sua capital passaram durante os anos da guerra. 

Durante o passeio, falaremos sobre os períodos mais importantes do século XX na República Checa, antes conhecida como Tchecoslováquia. Visitaremos os lugares mais importantes relacionados com a Segunda Guerra Mundial, como o Memorial Nacional dos Heróis do Terror de Heydrich e a antiga Prefeitura. Além disso, levo voces à lugares relacionados com o período comunista, e falaremos sobre importantes eventos como a Invasão da Tchecoslováquia de 1968 e a Revolução de Veludo.

Dentro da igreja de São Cirilo e São Metódio descobriremos como foi planejada a Operação Antropoide, uma missão secreta que tinha como objetivo assassinar o oficial nazista Reinhard Heydrich. Desceremos até a cripta do templo para conhecer os detalhes da operação.

Tour pelo Bairro Judeu de Praga

Memorial Nacional dos Heróis do Terror de Heydrich

5. Visita guiada pelo Bairro Judeu de Praga

Nesta tour você descobrirá um dos bairros judeus mais importantes da Europa. Você irá conhecer cada detalhe do que aconteceu com esta comunidade judaica no bairro de Josefov durante a Segunda Guerra Mundial

Poucas cidades européias podem orgulhar-se com um bairro judeu mais conservado que Praga. Seis sinagogas, uma prefeitura judia, um cemitério mágico e um genius loci irrepetível fazem de Josefov praguense um lugar que definitivamente não deveriam omitir durante as suas andanças pela cidade de ouro. Conheçam a história agitada dos Judeus praguenses, a sua arquitetura, tradições, hábitos e histórias que pertencem às mais trágicas no âmbito do século XX

Passeio - Vida de Franz Kafka em Praga

tour especial com Ana Maria Puerro - um roteiro turístico por lugares ligados a escritor Franz Kafka, autor dos clássicos 'O Processo' e 'A Metamorfose'

Velha-Nova Sinagoga

A Velha-Nova é considerada uma jóia entre as sinagogas por ser uma das mais valiosas do mundo e, ao mesmo tempo, a mais antiga da Europa Central. Até hoje, essa que é a principal sinagoga da comunidade judaica em Praga funciona como lugar de oração. Existe uma lenda que diz que o prédio foi erguido pelos ancestrais dos judeus de Praga há dois mil anos, após a destruição do Segundo Templo em Jerusalém no ano 70 DC. Ao passar pela rua Maiselova, a construção em estilo gótico, datada de 1270, impressiona pela arquitetura de pedra em forma retangular

Sinagoga Espanhola

A Sinagoga Espanhola foi construída entre os anos 1867 e 1868 no lugar da sinagoga mais antiga de Praga, conhecida como Velha Escola, que, segundo registros, existia desde o Século XII - na antiguidade, as sinagogas costumavam ser espaços para a educação de jovens e adultos pertencentes às comunidades judaicas. O atual nome faz referência aos judeus espanhóis que foram abrigados no edifício depois de serem expulsos da Espanha, no final do Século XV, pela rainha Isabel I, conhecida como “a Católica”. Atualmente, o edifício em estilo mouro guarda uma exposição permanente sobre a história dos judeus na República Tcheca.

Sinagoga Pinkas

A Sinagoga Pinkas foi erguida em 1535 pela família Horovic, uma das mais respeitadas e ricas da comunidade judaica de Praga, para ser uma casa de oração privada. Depois da Segunda Guerra, tornou-se um monumento em memória aos judeus tchecos vítimas da perseguição nazista. No começo dos anos 50, seu interior se transformou numa homenagem aos judeus tchecos - os pintores Jiří John e Václav Boštík escreveram à mão 80 mil nomes de judeus mortos pelo nazismo, criando uma espécie de enorme inscrição sepulcral. Os nomes estão organizados em ordem alfabética e conectados às cidades do último endereço conhecido.

Bem ao lado está o Cemitério Velho Judaico (Starý židovský hřbitov), o 3° judaico da cidade. Foi fundado na primeira metade do século XV. Neste cemitério, os enterros ocorreu até 1787.

A pessoa mais importante enterrada é o estudioso da religião e professor Judah Loew bem bezael, conhecido como o rabino Loew (falecido em 1609), cuja figura é associada à lenda da criação de um ser artificial: o golem.

VIDA DE FRANZ KAFKA faz parte do passeio pelo Bairro Judeu em Praga

“Praga não vai deixar ir (embora). Nem você nem eu. Esta pequena mãe tem garras. Para fazer isso, é preciso se adaptar, ou teríamos que atear fogo em dois lados, em Vyšehrad e Hradčany, então, talvez pudéssemos escapar”. Franz Kafka.

Kafka simboliza a paixão devotada a Praga, a cidade onde nasceu (3 de julho de 1883), que preconizava em palavras e nas suas obras.

Kafka optou por escrever no idioma de seus pais, judeus de origem alemã. Contudo, em alemão ou em tcheco, o coração de um dos mais influentes escritores do século 20 era pleno de Praga. Praticamente, toda a sua vida esteve ligada a sua cidade natal, em cotidianos vividos em lugares que você poderá conhecer

As vantagens e as razões para contratar uma guia local privada em Praga

Sob o domínio do Terceiro Reich, os Nazistas pretenderam fazer de Josefov um museu exótico de uma raça extinta. Eles tomaram de outros locais objetos fruto de pilhagens em sinagogas de toda a Europa Central para que tais objetos ficassem aí expostos. Alguns desses itens de herança perdida formam a base das coleções do Museu Judeu de Praga.

falo português brasileiro

Todos nós somos grandes fãs de aprender algumas palavras no idioma de qualquer país que esteja em nossa lista: Por favor e obrigado, no mínimo, são obrigações em nossas mentes. Ninguém quer ser rude quando está longe de casa, experimentando outro lugar.

Dito isto, às vezes existem enormes barreiras linguísticas que podem ser aliviadas com a ajuda de um guia local. As palavras e a estrutura das frases são muito diferentes para entender. Optar por um guia que lhes ajuda a navegar nos primeiros dias em Praga, isso faz uma enorme diferença.

Vou apontar as diferenças culturais

Uma guia é uma grande ajuda quando existem diferenças culturais significativas entre o lugar que você está viajando e o que você está acostumado em casa.

Vou garantir que você tenha um tempo livre de problemas

Este é um fator que pode fazer uma grande diferença na sua viagem e que pode não vir à mente imediatamente. Guias têm acesso a ingressos antecipados para as maiores atrações imperdíveis da sua lista. Isso significa que você poderá pular a fila e entrar direto, economizando tempo e aborrecimentos.

Uma guia local também eliminará as suposições do jantar, pois eu sei onde os moradores vão comer (e seus pratos favoritos!).

Também estou bem informada quando se trata de transporte e vamos te dizer como chegar onde você quer, com segurança e rapidez.

Contratar um guia, especialmente se você estiver viajando sozinho, pode aumentar sua confiança e nível de conforto durante a experiência. Uma boa guia terá tempo para descobrir o que é importante para você nas férias e adaptará seu tempo junto a essas preferências.

Pense desta forma: é um pouco como ter um amigo local que garantirá que você se divirta, atinja todos os destaques e encontre as jóias escondidas também. E no caso muito improvável de uma emergência, posso ajudá-lo a obter assistência de forma rápida e eficiente.

Vou lhe dizer tudo o que você quer saber sobre Praga e República Tcheca

Você já esteve de férias, espiou algo interessante e se perguntou exatamente o que era ou por que era relevante? Certamente temos! Somos curiosos quando viajamos. Para realmente espremer até a última gota de nossa viagem, queremos saber o que estamos vendo, quem a criou, seu contexto cultural e o que os locais pensam dela. Aplicamos essa filosofia a tudo, desde um memorial em um pátio até um grafite em uma parede e uma pintura pendurada em um museu.

Vou fornecer essas informações. Estou aqui para responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre Praga. Então, pergunte! Você terá uma visão privilegiada e mais conhecimento do que pensou ser possível.

Eu passei os primeiros 17 anos de minha vida na ditadura comunista - eu sempre falo sobre a minha experiencia pessoal.

O tour é diferente de tours com a guia que fala espanhol que muitas agencias brasileiras usam como as guias - "estas guias leram apenas história no livro e não tem conhecimento de vida verdadeira".

sem pagamentos adiantados, voce marca comigo e só paga no dia de passeio

Vou te direcionar para as melhores oportunidades de compras

Parte do que torna as viagens tão divertidas é encontrar lembranças para você e seus entes queridos. Eles vão lembrá-lo de sua viagem nas próximas décadas, ou deixar que os outros saibam que você estava pensando neles ao longo do caminho.

A menos que você realmente faça sua lição de casa, encontrar itens de qualidade de artesãos locais respeitáveis ​​pode ser difícil. Vou te orientar em direção ao artesanato exclusivo de Praga, onde comprar o cristal de Boémia ou marionetes . Confie em mim: posso ser uma ótima assistente de compras!

Guia em Praga Tania  | Passeios em Praga  | Bate-Voltas  | Depoimentos | Fale comigo  | Dicas

Guia-em-Praga.com.br 2010-2024