Guia em Praga Tania
Guia em Praga Tania  | Passeios em Praga  | Bate-Voltas  | Depoimentos | Fale comigo  | Quem sou 'EU'

 

República Tcheca>>
O que comer >>
O que comprar >>
Transporte público >>
História >>
Divirta-se >>
Língua tcheca>>
Onde se alojar
Tudo sobre Praga
Praga com crianças

Menino Jesus de Praga >>

Entre em Contato com a Tania:

WhatsApp +420 607 552731

....A Tania apresenta Praga com amor e propriedade de cidadã tcheca que é e por conviver diariamente com clientes diversos. Fez toda a diferença na nossa viagem! Sem contar que minha bebê se apaixonou por ela :-)Angela Bonifácio, Recife

@angela_77_bon

Do Vermelho ao Verde: o colorido Brasil escondido em mim!

Guia em Praga Tania com avo Antonin Sochor

Vários amigos e clientes sempre me pedem para contar a História da minha Família.
Sou Tania Sochorova de Praga
, Capital da República Tcheca; uma Tcheca que fala Português.

Trabalho como Guia de Turismo e, amo mostrar as belezas da minha Cidade para os Turistas.

Vamos lá
!

Vou contar um pouco da minha História, uma versão bem curta, pois daria para escrever um livro. Aliás, o livro já existe, mas, está escrito em Tcheco.

Minha
A Štěpánka Sochorová era Judia. Em 1939 ela fugiu da Tchecoslováquia para não ser deportada para o Campo de Concentração.

Naquele momento, minha Avó fugiu com um grupo de amigos para a União Soviética. Infelizmente, não deu certo: eles foram presos; passaram pelo Tribunal e foram acusados de ser Espiões Americanos (uma grande bobagem, pois minha Avó e seus amigos, nunca chegaram a ver um Americano na vida).

Minha Avó e seus amigos foram deportados para o Campo de Trabalho Forçado na Sibéria, os chamados “Gulag” - Campos de Concentração Stalinista -, construídos, justamente, na Região mais fria da Rússia.

Minha Avó e seus amigos ficaram aprisionados neste Campo de Concentração por três anos.

Minha A sobreviveu a todas as torturas praticadas, a todas as dores, horrores, hostilidades, ao frio extremo, falta de comida, água e, a toda a barbárie cometida contra ela. No entanto, todos os seus dias de vida foram marcados pelo medo, pelos fantasmas, pelas imagens que nunca saíram de sua mente: o trauma foi a marca de toda a sua vida!

Depois de três anos no Campo, um General do Exército Vermelho ofereceu aos prisioneiros Tchecoslovacos deixar o Campo para se alistar no Exército. Era o que os Prisioneiros mais sonhavam: sair do Campo de Concentração e lutar contra os Nazistas.

O Exército Tchecoslovaco se formava em Buzuluk, uma cidade que fica nos Montes Urais na Rússia.

Os ex-prisioneiros - depois de chamados para integrar o Exército -, passavam pelo Hospital para recuperar as forças e, logo depois, começavam o treinamento militar. Os homens serviriam como Soldados e as mulheres eram habilitadas como Enfermeiras.

E, o que aconteceu no Campo Militar?

A minha Avó se apaixonou pelo seu Instrutor. Logo começaram a namorar e o amor, rapidamente, gerou fruto: minha Avó engravidou, decidiram se casar e, meu Papai nasceu no Campo Militar, lá nas montanhas russas.

Em 1945, toda
a Família voltou a Praga.

Meu Ateve muitos ferimentos pelo corpo durante as Batalhas. Acabou se tornando um Herói: um ícone do Exército Tchecoslovaco.

Porém, infelizmente, em 1948, começou o Comunismo na Tchecoslováquia.

Meus
queridos Avós nunca concordaram com as ideias do Comunismo. Na União Soviética, eles viram com os próprios olhos 'a realidade' Comunista.

Em 1950, a Polícia Militar apareceu na porta da casa da minha A; disseram a ela que meu Ahavia morrido em um acidente de carro naquela mesma noite.

Tempos depois, em 1990, quando terminou o Comunismo (1989), meu Papai fez uma extensa pesquisa nos Arquivos do Governo.

Nesta pesquisa, meu Papai achou um Documento, uma ordem da KGB (Polícia Secreta Soviética), para assassinar meu Avô. Meu Avó havia se tornado um inconveniente para o Regime, mas, não puderam condená-lo porque ele era um Herói de Guerra e, era muito conhecido e amado por toda a Nação.

Minha Avó que havia sobrevivido aos horrores do Campo de Concentração - “Gulag” -, virou Viúva com dois filhos pequenos.

Mas, você deve estar curioso e se perguntando: e o meu Português? De onde veio? Vou te contar a História...

Meu Avô colecionava livros.

Quando era adolescente, meu Avó era um grande aventureiro. As estantes de livros do meu Avó estavam cheias de Histórias sobre Índios, Jacarés, Papagaios e a incrível Floresta Amazônica, um cenário bem diferente de quem vive na República Tcheca.

Eu era a Neta preferida da minha Avó; acabei herdando os lindos livros do meu A, que carregavam uma carga emocional muito grande para minha Avó.

Eu me apaixonei profundamente por esses livros! Eu sempre fui uma criança muito curiosa. Na verdade, eu nem sei dizer ao certo quando me
deu essa vontade de explorar o mundo, mas
, eu lembro que desde bem pequena eu ficava fascinada imaginando como seria a vida em outros Países.

Eu lembro que eu tinha até uma listinha de Países que eu sonhava conhecer e, adivinhem: o Brasil estava em primeiro lugar! Acho que era uma mistura de curiosidade pelo exótico, pelo distante, pelas cores e Cultura tão diferente das minhas origens que me fascinava pensar em um dia visitar o Brasil (acho que, no fundo, eu realizei um sonho do meu Avô em visitar o Brasil).  

Mas, também sabia que esse era um sonho muito distante para mim naquele momento. Eu era uma criança que vivia em um País 'Comunista': um País fechado, isolado, com cortina de ferro na fronteira. Era impossível sair do meu País!

Só podia viajar dentro da minha cabeça e, os livros me permitiram navegar e explorar o mundo que sonhava conhecer.

Quando terminou o
Comunismo, eu entrei na Faculdade de Filosofia. Fiz um curso de História para aprender a História 'verdadeira', com os Professores que voltaram da imigração  e do Exílio.
No C
omunismo, era obrigatório aprender o Russo.

Só para você ter uma ideia, eu não conhecia Pizza (comida da Máfia), não conhecia as Músicas dos Beatles, Queen ou Elton John!

Foi um período muito triste da nossa História.
Hoje em dia eu falo
o seguinte: eu cresci com as ideias de Lenin, mas, preferia ouvir Lennon!
Mas
, eu também não tinha ideia de que Lennon existia naquela Época.
Quando entrei na Faculdade
de Filosofia, tinha que escolher duas Línguas Estrangeiras. Escolhi aprender o Alemão (por causa da História dos meus Avós) e, quando olhei a lista, adivinhem: tinha a possibilidade de aprender o Português!  

Naquele momento, minha memória afetiva me fez lembrar dos Índios, Piranhas, Papagaios e Jacarés tão bem desenhados nos livros de meu saudoso Avô. E, assim, em 1992, começava a minha aventura com a Língua Portuguesa, me aproximando, cada vez mais, do Brasil.

Em 1999 fui
, pela primeira vez, para o Brasil. O sonho tão distante, de uma criança curiosa, que não podia sair do País, virou realidade! 

Ao viajar
pelo Mundo aprendi que ser independente e ter a capacidade de ir para qualquer País, conhecer e explorar as Culturas diversas do Mundo com seus próprios olhos é uma experiência que todos deveriam ter. “A criança começa a sonhar com livros, com a História de sua Família”. 

Essa é
a História, bem curtinha, do meu amor pelo Brasil e pela Língua Portuguesa. Tenho muitas Histórias para contar!

Meu ig para mais dicas e histórias sobre Praga: @guia_praga_tania

Tania Sochorova
E-mail: amazon@volny.cz
Tel./Whatsapp: +420607552731

Guia em Praga Tania  | Passeios em Praga  | Bate-Voltas  | Depoimentos | Fale comigo  | Dicas

Guia-em-Praga.com.br 2010-2023