Guia em Praga Tania | Passeios em Praga | Bate-Voltas | Depoimentos | Fale comigo | Dicas | |
---|---|
• República Tcheca>>
|
Paisagem variada da Boémia Central Castelo de Karlstejn um castelo próximo a Praga, em uma cidade chamada Karlstejn. O trem pra lá custa CZK 64,00/ida e volta, 1 hora de viagem. O trem sai cada 30 minutos de estacao chamada Smichov - linha B, amarela. http://www.hradkarlstejn.cz/en/ Kutna Hora A maior atração de Kutna Hora é o Ossuário, uma igreja toda decorada internamente com ossos humanos, tem ossos de mais de 4000 pessoas lá. É simplesmente sinistro ! Esta igreja fica a uns 20 minutos caminhando da estação de trem de Kutna Hora, é só seguir as placas. Pra entrar no Ossuário custa CZ 40,00. O ossuário é pequeno, mas é de outro mundo, vale muito a pena a visita. O trem sai cada hora de estacao central - Praha Hlavni nadrazi - o trem custa CZK 175, aprox. 7 EUR (ida e volta), a viagem dura umas 2 horas. O Sul da Boémia - é uma região de natureza muito variada. Além da típica paisagem plana de lagos e turfeiras, rodeada de densas florestas e extensos prados, encontramos aqui também uma paisagem montanhosa árida. A moderna civilização parece pouco ter afectado esta paisagem com um rico património cultural e histórico. Ela oferece aos seus visitantes um vasto leque de actividades turísticas, desde caminhadas a pé e possibilidades para pescar até à prática de desportos aquáticos, assim como a visita de cidades históricas, castelos, palácios e conventos. O tesouro das cidades do Sul da Boémia é Ceský Krumlov, cujo o centro histórico faz parte da lista do Património Mundial da UNESCO. site oficial de Cesky Krumlov: http://www.ckrumlov.info/php/ Dica: em vez de pegar o tour super caro de agencias locais, vao de onibus de Praga até Cesky Krumlov O onibus sai de rodoviaria: Florenc - linha amarela B, ou Na Knizeci - linha amarela B - estaçao de Andel. A passagem custa aprox. 7 EUR/pessoa, ida.
A viagem até Český Krumlov dura cerca de 3 horas. O ônibus para antes em Česke Budějovice, capital da região da Boêmia do Sul. Essa região é conhecida por produzir ótimas cervejas (Budweiser - Budvar). Na verdade, a Bud americana é uma cópia descarada (do nome) e imitação maltrapilha (do sabor) do original tcheco. Ceske Budejovice, a cidade quadradinha do post de ontem, tem este nome estranho desde 1919. Antes disso, ela pertencia ao Império Austro-Hùngaro e, portanto, tinha um nome alemão – Budweis. A cerveja produzida na cidade desde 1295(!) era conhecida como Budweiser.
A cidade é LINDA. Tem apenas 15 mil habitantes. De fato, o centro histórico mudou muito pouco desde a Idade Média. Todas as ruelas que nos levam da praça principal em direcção à sua bela torre redonda, na outra margem do rio Vltava, são ladeadas de casas restauradas, algumas delas provavelmente tão antigas como o castelo. Dois ursos vivem no fosso que antecede a ponte levadiça e as paredes estão pintadas numa imitação de colunas e estátuas em relevo. Graças ao seu tamanho e localização, o castelo podia funcionar como uma pequena aldeia independente, incluindo um magnífico teatro, que ainda hoje é usado para os mais variados eventos culturais. Os aposentos privados das famílias que aqui viveram, agora abertos a visitas guiadas, são francamente opulentos, e a vista sobre o rio e a aldeia é digna de um postal.
De noite, Český Krumlov fica ainda mais linda. Tem um castelo que fica todo iluminado. Parece mesmo uma cidade medieval. A cidade é muito mais tranquila e autêntica que Praga. Não tem multidões de turistas caminhando pelas ruas.
Passeios - Em Krumlov minha dica é um restaurante estilo taverna, alem daquele clima medieval da decoração a comida é muito boa(fogao a lenha), preço bom, cerveja gostosa. Tem um prato para dois chamado Castle Feast que tem carne de porco e frango grelhado um tipo de panqueca chamado Bramboracky - muito gostoso para acompanhar uma cervejinha, batata assada e uns vegetais, inclui duas cervejas e uma taça de becherovka que é um aperitivo. A paisagem da região de Plzensko é caracterizada por uma natureza praticamente virgem de montes recobertos de florestas numa encruzilhada de rios e lagos, com pitorescas aldeias e inúmeros majestosos castelos e palácios que se erguem na paisagem. Centro económico, cultural e social desta região e da Boémia Ocidental é a cidade de Plzen. A cidade tornou-se famosa em todo o mundo sobretudo através da produção da cerveja da marca Plzenský Prazdroj (Pilsner Urquell). O centro histórico de Pilsen, fundado em 1295 pelo rei Václav II. na confluência de quatro rios, foi declarado reserva arquitectónica devido à elevada quantidade de património conservado que aqui se concentra. Uma dominante da cidade é a igreja gótica de São Bartolomeu (sv. Bartolomeje) com a sua torre de 102,6 m de altura. Karlovy Vary É uma cidade-termas situada na Boêmia ocidental (República Tcheca), a 120 km de Praga a segunda cidade mais conhecida entre os turistas que visitam a República Checa.. Sobre a República Tcheca Republica Tcheca faz fronteira com a Polônia, Alemanha, Áustria e Eslováquia. Tem uma população de 10 milhões de habitantes e é dividido em tres regiões: Boêmia, Moravia e Silesia. Famosa pela produção de cerveja (a Pilsner, produzida na cidade de Pilsen e conhecida como a melhor do mundo, e a Budweiser, em Ceske Budejovice), a República Tcheca também oferece passeios por aproximadamente 2500 castelos e palácios, centenas de museus, cidades medievais, belas paisagens com bosques e montes e toda a tranqüilidade de lugarejos como Cesky Krumlov, uma cidadezinha de 15 mil habitantes que parece ter sido esquecida no tempo, mas com toda a comodidade e o conforto que os turistas mais exigentes gostam. A capital do país é Praga. É membro da União Europeia desde 2004.
A maior comunidade religiosa é a Católica Romana (27% da população). Uma grande percentagem da população checa alega ser atéia (70%) A comunidade judia soma alguns milhares hoje; uma sinagoga em Praga é memorial de mais de 80.000 checoslovacos judeus que foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Os desportistas mais renomados da República Checa (incluindo também os atletas do tempo da Tchecoslováquia) são: Emil Zatopek (atletismo), Frantisek Planicka, Josef Masopust, Tomas Skuhravý,Petr Cech, Pavel Nedved e Milan Baros (todos do futebol) Educação O número de pessoas que completam sua educação nos níveis elementar, secundário e universitário é muito alto na República Tcheca quando comparados aos padrões mundiais. Todas as crianças na República Tcheca devem freqüentar a escola primária na idade de 6 a 15 anos. A República Tcheca tem um alto nível de educação geral e uma longa tradição em engenharia e manufatura. Mais de 10% da população é altamente capacitada em habilidades computacionais e o sistema educacional forma cerca de 5.000 alunos em ciências da computação a cada ano. De todos os alunos universitários, a maioria são estudantes de ciências, matemática e engenharia. O ano escolar vai de setembro a junho. As férias de verão são de 1º de julho a 31 de agosto. 72% são escolas municipais, 21% das escolas são estabelecidas por governos regionais, 5% são privadas e o restante é estabelecido pelo estado ou pela igreja. No ano escolar 2003-2004, havia 2.112.845 de crianças, alunos e estudantes no sistema educacional tcheco (21% da população). |
Guia em Praga Tania | Passeios em Praga | Bate-Voltas | Depoimentos | Fale comigo | Dicas Guia-em-Praga.com.br 2010-2024 |